sábado, 7 de agosto de 2010

Carro faz baliza sozinho






Um professor da Universidade de Brasília (UnB) acabou de desenvolver um sistema para que o carro faça baliza sozinho. O objetivo da invenção - a primeira do gênero no país - é facilitar a vida dos mais desajeitados, otimizar espaços, diminuir a canseira e poupar o tempo gasto com o estacionamento do veículo.



A ativação é feita por um controle remoto que liga um circuito eletrônico de gerenciamento. O sistema é formado por uma placa encaixada na parte eletrônica do carro, próxima ao motor. É ela que comanda toda a operação de estacionamento, acionando os freios, volante, acelerador e embreagem. Assim, o carro faz o rastreamento, verifica o espaço entre os veículos e estaciona.



Sensores com aproximadamente um centímetro de comprimento, espalhados por toda a lataria externa do carro, cuidam para que ele não bata em nenhum obstáculo.



Um diferencial dessa invenção é o baixo custo. Ela foi desenvolvida em um carro popular, com motor 1.0 e para ser um item opcional do carro. O valor total fica em torno de R$ 2,5 mil, menos que um ar condicionado. Uma idéia parecida, porém muito mais cara, já existe em automóveis da BMW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário