sábado, 7 de agosto de 2010

Sistema robótico indica ponto cego do carro e evita colisão


Julia Dietrich





"Muitas vezes é impossível enxergar a traseira ou a lateral do carro. A maioria dos sistemas que avisam a aproximação com o obstáculo apenas emitem algum sinal, mas não indicam a distância exata", conta Fábio Pantani Balian, aluno do 2º ano do ensino médio da escola particular paulista Dante Alighieri, que apresenta na 5º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) o carro anti-ponto cego que promete facilitar a vida de muitos motoristas.



O sistema funciona pela atuação de um sensor de luz que não só indica a presença de um objeto próximo, quanto, conectado a uma rede robótica, afere precisamente a distância entre ele e o carro, apontando a medida, por exemplo, em quadro adaptado ao painel do veículo.



Balian, que busca continuar aperfeiçoando seu projeto, também incluiu um sistema que pára a ação do motor em caso de colisão. "Muitos motoristas que estão começando ou pessoas idosas acabam ficando nervosos e, ao invés de frear, acabam acelerando e aumentando ainda mais os danos", preocupa-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário