Carteira de motorista digital ajuda fiscalização
Julia Dietrich
"Muitos motoristas que estão com a habilitação vencida guiam mesmo assim e quantas vezes não ouvimos reclamações de que outra pessoa guiava o carro quando a multa foi creditada. São preocupações muito comuns e que existem porque fiscalizar esse tipo de infração com o sistema atual é praticamente impossível", explica Leonardo Andako. Estudante do curso de telemática do Centro Educacional e Assitencial de Pedreira, da cidade de São Paulo, ele, em parceria com o colega Rafael Rodrigues, desenvolveu o AutoCard que promete solucionar todos esses dilemas e ainda outros mais.
Os estudantes do 3º ano que desenvolveram o projeto no ano passado criaram, tendo como exemplo a certificação digital do Credencial de Pessoa Física (CPF), a carteira de habilitação digital que está diretamente associada à ignição do veículo. "A carteira é individual e deve ser inserida no veículo para dar a partida. O carro só funcionará se a pessoa for autorizada a guiá-lo e se estiver com sua documentação em dia", explica Andako.
Com um computador de bordo ligado a uma central na Companhia de Engenharia de Trânsito (CET), o veículo seria adaptado a operar somente com a verificação da carteira digital e, em caso de roubo da mesma, o usuário mediante comprovação de dados poderia bloqueá-la na central, fazendo com que o veículo parasse de funcionar imediatamente.
Segundo Andako, como a certificação é individual, somente a pessoa responderia sobre as suas infrações. "O dono do veículo não seria a única vítima da multa de radar, por exemplo", observa. O sistema, apresentado na 5º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) promete crescer e ser ampliado. "Nós queremos realmente que as autoridades competentes possam conhecer o projeto e quem sabe, considerar sua implementação no futuro", conclui o inventor.
sábado, 7 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário